terça-feira, 13 de setembro de 2011

As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu

Li este livro há muitos anos, não me recordo quando. Fiquei impressionado com a história. A pergunta é: será que vamos realmemente encontrar as tais 5 pessoas após a morte e saber o porquê de tudo? Faço-me esta pergunta até hoje. Ah, e não se esqueça de que existe o filme também. Já assisti e é fiel à leitura do livro.

COMPRE AQUI: As cinco pessoas que você encontra no céu

Vamos ao resumo...
Com o mesmo estilo sensível e profundo do livro anterior, 'A última grande lição' , em que transformou seus encontros reais com um velho e querido professor numa lição de vida, Mitch criou agora uma fábula para nos fazer refletir sobre o verdadeiro significado de nossa existência. 'As cinco pessoas que você encontra no céu' conta a história de Eddie, o mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos, tentando salvar uma garotinha. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco personagens inesperados que lhe mostram como ele foi importante.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Padre Marcelo Rossi

Aqui está um pouco sobre a vida do Padre Marcelo Rossi, autor de Ágape.

Nascido em uma família católica de classe média de São Paulo ele foi criado no bairro de Santana, zona norte da capital, juntamente com as irmãs Monica e Marta. O pai, Antonio Rossi, trabalhou durante anos como gerente de banco, e sua mãe, Wilma, era dona de casa. Aos 16 anos decidiu não mais frequentar a Igreja e aos 22 anos conquistou seu diploma superior na faculdade de Educação Física. Nesta mesma época sofreu um choque duplo: perdeu um primo em um acidente de carro e descobriu que sua tia tinha um tumor maligno na cabeça. Estes dois traumas familiares, que lhe causaram muita dor e sofrimento, levaram-no ao reencontro com Deus e ao retorno à Igreja. Marcelo começou a participar das atividades paroquianas e, um ano depois, inspirado em uma minissérie sobre a vida do Papa João Paulo II, decidiu dedicar-se ao sacerdócio. Fez duas faculdades: Filosofia, pela Universidade Nossa Senhora Assunção e Teologia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Em 1994 foi ordenado padre e desde o dia 1 de dezembro daquele ano passou a ser conhecido como Padre Marcelo Rossi.

domingo, 11 de setembro de 2011

Ágape

Ganhei este livro da minha querida vizinha Larissa. Ela tem 8 anos e estuda inglês comigo. Adorei quando ela veio a minha casa e me deu de presente. Comecei a ler mas tive que parar. Estou para recomeçar a sua leitura assim que terminar Papillon. Não vejo a hora! No próximo post, vamos falar também sobre o autor da obra, Padre Marcelo Rossi. O link para compra também está disponível logo abaixo.

COMPRE AQUI: Ágape

Resumo:
Os dicionários definem a palavra 'ágape' como a refeição promovida pelos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava as pessoas em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Em 'Ágape', padre Marcelo Rossi pretende retomar e ampliar o sentido do conceito. Na obra o autor apresenta trechos selecionados do Evangelho de são João e os reinterpreta à luz do significado do amor divino. Madre Teresa de Calcutá e Zilda Arns são alguns exemplos apresentados para ilustrar as manifestações do ágape. Cada capítulo se encerra com uma oração envolvendo os temas examinados pelo autor. No livro, o sacerdote católico tece suas reflexões sobre passagens do Evangelho de são João.

sábado, 10 de setembro de 2011

Richard Matheson

Nos posts passados, falamos do grande livro escrito por ele chamado Em Algum Lugar do Passado. Agora vamos ao autor da obra, Richard Matheson.

Richard Burton Matheson (Allendale, 20 de Fevereiro de 1926) é um autor americano e roteirista, suas obras são principalmente dos gêneros fantasia, terror e ficção científica. Nascido em Allendale, New Jersey de pais imigrantes noruegueses, Matheson cresceu no Brooklyn e graduou-se na Brooklyn Technical School em 1943[1]. Alistou-se e passou a Segunda Guerra Mundial como soldado de infantaria. Em 1949 obteve seu bacharelado em jornalismo na University of Missouri-Columbia e mudou-se para a California em 1951. Casou-se em 1952 e tem quatro filhos, três dos quais (Chris, Richard Christian, e Ali) são autores de ficção científica e roteiristas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Em Algum Lugar do Passado (O Filme)

Sem dúvida alguma, um dos melhores filmes que já assisti. Como já havia comentado, é um filme que me emociona muito, você simplesmente viaja junto com o personagem de CHRISTOPHER REEVE. É um daqueles filmes que você precisa assistir antes de morrer :)

COMPRE AQUI: Em Algum Lugar do Passado

Sinopse:
Universidade de Millfield, maio de 1972. Na noite de estréia de sua primeira peça, o jovem escritor Richard Collier (Christopher Reeve) se depara com uma senhora que, misteriosamente, dirige-se a ele na forma de uma súplica - 'Volte pra mim...' Intrigado, Collier procura saber mais sobre essa mulher, e acaba descobrindo que ela havia sido uma famosa atriz de teatro, no início do século, chamada Elise McKenna (Jane Seymour). Cada vez mais obcecado por essa mulher, Collier decide, através da auto-hipnose, viajar de volta no tempo, onde afinal acaba se encontrando com ela. Logo ambos se apaixonam - o que não é visto com bons olhos pelo agente da atriz, William Fawcett Robinson (Christopher Plummer). Conseguirá o amor de Collier e McKenna sobreviver à diferença 'temporal' existente entre eles? E poderá Collier permanecer numa época à qual não pertence?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Em Algum Lugar do Passado

Este livro tem uma particularidade: é o que mais me emociona. Não sei explicar mas acho a história belíssima. É literalmente uma viagem ao passado. Sem contar que anos depois, laçaram o filme. Hoje, você já consegue comprá-lo em DVD. Colocarei o link no próximo post.

COMPRE AQUI: Em Algum Lugar do Passado

Resumo:
Richard Collier é um jovem teatrólogo do século XX que se apaixona obsessivamente por uma fotografia de Elise McKenna, atriz de sucesso que viveu no século XIX, em Chicago. Richard fica tão encantado com a imagem de Elise que decide fazer uma pesquisa sobre a vida da artista, e descobre que eles têm muitas afinidades. Numa tentativa de se desligar do presente para viver essa paixão intensa, ele se submete a uma auto-hipnose que o transporta no tempo. Mas há um elemento-surpresa na regressão ao passado - Richard tem de enfrentar o empresário ciumento da atriz, William Fawcett.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mitch Albom

Hoje vamos falar um pouco sobre o autor de As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu, Mitch Albom.

Mitchel David "Mitch" Albom (born May 23, 1958) is an American best-selling author, journalist, screenwriter, dramatist, radio and television broadcaster and musician. His books have sold over 30 million copies worldwide. Having achieved national recognition for his sports writing in the earlier part of his career, he is perhaps best known now for the inspirational stories and themes that weave through his books, plays and films. He is also well-known for his philanthropic work in Detroit, Michigan where he founded four charities.

O Código Da Vinci (O Filme)

Como não poderia deixar de postar, aqui está o filme O Código Da Vinci. Acho que todo mundo já assistiu pelo menos 2 vezes! Na minha opinião, se você leu o livro o filme não é nada diferente. Parece até que copiaram as falas do livro. Muito semelhante. Vale a pena assisti-lo! Caso não tenha o filme, poderá comprá-lo logo abaixo.

COMPRE AQUI: O Código Da Vinci

Sinopse:
O bestseller internacional de Dan Brown ganha vida no filme 'O Código Da Vinci' dirigido por Ron Howard, roteiro de Akiva Goldsman. Junte-se ao simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) e à criptóloga Sophie Neveu (Audrey Tatou) em sua busca acelerada para resolver o mistério de um assassinato bizarro que irá levá-los da França para a Inglaterra - e por trás do véu de uma misteriosa sociedade antiga, onde eles descobrem um segredo protegido desde os tempos de Cristo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dan Brown

Já que comentamos sobre o seu grande livro no post anterior, hoje valor falar sobre Dan Brown, autor de diversas obras conhecidas no mundo todo. Já li O Código Da Vinci e já consegui mais 2 livros dele para ler: O Símbolo Perdido e Ponto de Impacto. Começarei assim que terminar Papillon!

Dan Brown (Exeter, 22 de junho de 1964) é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se Ponto de impacto e Anjos e demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard Robert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código da Vinci, mas seus outros três livros também tiveram uma grande tiragem. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Código Da Vinci

Há pelo menos 5 anos, li O Código Da Vinci, do escritor Dan Brown. Foi um sucesso da época, todo mundo comprando e comentando. Não poderia ficar de fora! O livro te prende do início ao fim. Não poderia deixar de postar este livro aqui, não é? Se você não tem, veja o link para comprá-lo e também o resumo do mesmo. Boa leitura!!

COMPRE AQUI: O Código Da Vinci

Resumo:
Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade.

domingo, 4 de setembro de 2011

Quais foram os livros mais vendidos no mundo?

O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia. Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. Depois dela, vem o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido do Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung. O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo.

sábado, 3 de setembro de 2011

Livros Grátis na Internet

Livros grátis na net são muito comuns. Vou ser politicamente correto e colocar o link do site do Governo chamado Domínio Público. Lá você poderá baixar diversos livros em formato PDF e depois ler no seu PC ou Smartphone.

CLIQUE >>> AQUI

Qual é a Missão do site? O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

FERNANDO HADDAD
Ministro de Estado da Educação

Papillon (O Filme)

Depois de uma boa leitura, nada melhor do que assistir ao filme. Para isso, clique no link abaixo e faça a sua compra na Livraria Cultura.

COMPRE AQUI: Papillon

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Pilares da Terra (O Filme)

Finalmente está disponível a coleção completa de Os Pilares da Terra em DVD. Certamente, deve ser muito bom, haja vista a qualidade e o conteúdo da história. Pra quem não leu, aconselho a começar agora!

COMPRE A SAGA COMPLETA >>> AQUI

Qual o livro mais caro do mundo?

Quer pagar quanto?
Conheça as cinco obras mais valiosas já vendidas em casas de leilões

Livro - 1- Codex Hammer¹ (Códice de Leicester)
Autor - Leonardo da Vinci
Data estimada - entre 1506 e 1510
Preço* - 30,8 milhões

Livro - 2- The Gospels of Henry the Lion²
Autor - Henrique, o Leão
Data estimada - 1173 ou 1175
Preço* - 14,6 milhões

Livro - 3- The Rothschild Prayer Book¹
Autor - vários
Data estimada - por volta de 1505
Preço* - 13,4 milhões

Livro - 4- The Birds of America¹
Autor - John James Audubon
Data estimada - entre 1827 e 1838
Preço* - 8,8 milhões

Livro - 5- The Canterbury Tales¹ (Contos de Cantuária)
Autor - Geoffrey Chaucer
Data estimada - 1476 ou 1477
Preço* - 7,5 milhões

(1) Livros vendidos na casa de leilões Christie’s, na Inglaterra
(2) Livros vendidos na casa de leilões Sotheby’s, na Inglaterra

* Preços em dólares. Os livros da Sotheby’s estavam originalmente em libras. A conversão para dólares foi feita com base na cotação da moeda em 10 de março de 2004, sem correção inflacionária

FONTE: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-o-livro-mais-caro-do-mundo

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mundo sem Fim

Quando li este livro foi a versão em inglês (Não havia em português). Um pouco mais de 1000 páginas. Demorei alguns meses! É a continuação dos 2 primeiros volumes de Os Pilares da Terra. Sem comentários, compre e comece a ler, pois é bom de mais!

COMPRE AQUI: Mundo sem Fim

Vamos ao resumo:
A obra é protagonizada pelos descendentes dos personagens de seu (Ken Follett) romance de maior sucesso, "Os pilares da terra". Desta vez, Follett acompanha a trajetória de quatro crianças que presenciam um cri­me e se comprometem a mantê-lo em segredo. Apesar das diferenças sociais que os separam em plena Idade Média, pelas três décadas seguintes suas vidas seguem se entrelaçando, em encontros e de­sen­contros que geram todo tipo de sentimento, do maior amor ao ódio mais profundo.

Ken Follett

Já que citei Os Pilares da Terra, uma grande obra de Ken Follett, agora vamos falar sobre o mestre.
Kenneth Martin Follett (Cardiff, 5 de junho de 1949) é um escritor britânico nascido no País de Gales. É formado em Filosofia pela University College, de Londres, começou sua carreira como jornalista, primeiro no South Wales Echo e, depois, no Evening Standard de Londres. Logo em seguida passou a escrever pequenos contos nos finais de semana, e, encorajado por amigos e colegas de profissão que admiravam seus escritos, passou a escrever romances. Quando o seu carro avariou, Follett escreveu o seu primeiro livro num curto espaço de tempo, aplicando o dinheiro da publicação no arranjo do carro. Seu primeiro best seller foi O Buraco da Agulha (Eye of the Needle), vencedor do Edgar Award como melhor romance de 1978. Encorajado pela excelente recepção, escreveu nos anos seguintes uma sequência de sucessos como O Triângulo, A chave de Rebeca, Na Toca do Leão, O Homem de São Petesburgo, Uma Fortuna Perigosa, O Vôo da Aguia e o Terceiro Gêmeo, rapidamente criando um público fiel e entusiamado. O tema primordial de seus livros é a ação de espionagem e de guerra, com ritmo rápido e abundância de situações-clímax, que tende a prender até mesmo os leitores mais casuais. Seus livros regularmente dão origem a séries televisivas e filmes, caso de O Buraco da Agulha e A Chave de Rebeca. Em 1989 lança o seu livro de maior sucesso, Os Pilares da Terra (The Pillars of the Earth) que foge a regra dos seus temas usuais, por se tratar de um romance histórico passado na idade média européia; ironicamente o livro não foi um grande sucesso na altura do seu lançamento, apenas ganhando popularidade ao longo da década de noventa, quando entrava regularmente nos mais diversos círculos e clubes de leitura graças à propaganda boca-a-boca. A obra ganhou uma sequencia em 2007: Mundo Sem Fim (World Without End). O espolio de Ken Follett está armazenado numa coleção exposta na Saginaw Valley University, nos Estados Unidos e inclui notas, esboços, manuscritos e correspondência. Follett é um grande apreciador de Shakespeare e um músico amador, é casado com Barbara Follett e tem dois filhos, vive atualmente na Inglaterra.

Os Pilares da Terra

Aqui vai mais uma dica de leitura. Passei anos indicando Os Pilares da Terra pra Deus e o mundo. E todos que leram aprovaram! São 2 volumes e segue a continuação em o Mundo Sem Fim. Todos do grande autor Ken Follett.

COMPRE AQUI:
- Os Pilares da Terra - volume 1
- Os Pilares da Terra - volume 2
Segue a resenha de Os Pilares da Terra...
Os Pilares da Terra, livro em dois volumes editados pela Rocco, é uma das melhores obras literárias de autores americanos na 2ª metade do século passado. Mostra a Inglaterra do século XII sob o ponto de vista de um prior, um pedreiro, um lorde caído em desgraça e vários outros personagens, mas os agentes aglutinadores desta história são a catedral fictícia de Kingsbridge e o filho do mestre pedreiro, que tem sua vida intimamente ligada à construção da catedral. Uma história bonita, com boa pesquisa histórica que, muitas vezes, chega a ser crua, em que nos dois volumes é desenvolvida sem partes dispensáveis. Tudo muito bem concatenado. Este livro está para chegar à televisão em julho de 2010, em uma minissérie em 8 episódios produzidos pelo canal Starz , o mesmo de Spartacus: Blood and Sand, e pelas poucas fotos a que tive acesso a produção estará impecável e com atores de primeira linha. Impressionante como este canal consegue arregimentar bons profissionais. Serve também como material para pedreiros filosóficos verem como funcionavam as guildas operativas no dia a dia da época.

Leia livros por e-mail

Já imaginou ler livros por e-mail?? Isso é possível. O site http://www.dailylit.com/ permite com que você escolha o livro que deseja ler e com que frequencia irá lê-lo, por exemplo, 1 vez por semana, 3 vezes por semana, etc. Os capítulos são entregues por e-mail no período que você escolher. Já li algumas "short stories" através do site e são muito boas. Gostei muito da experiência. Além disso, você poderá indicar seus amigos a ler o mesmo livro que você havia escolhido ou até mesmo outros livros. Recomendo o site!

Que livro você está lendo?

Olá! Que livro está lendo neste momento? Divulgue aqui o seu livro... Eu estou lendo Papillon, de Charriere Henri. Leitura recomendada!

Os livros mais vendidos

Aqui está a lista dos livros mais vendidos segundo a Revista Veja (31 de agosto de 2011) CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA

Papillon

Depois de ler Recordações da Casa dos Mortos e viver 4 anos da vida de Dostoievski na prisão da Sibéria, iniciei a leitura de Papillon. Recomendação maravilhosa da minha vizinha Maria do Carmo. Ela me emprestou gentilmente o livro e ainda estou lendo. O livro possui 496 páginas e estou na 335. Assim que terminar, posto mais inforações sobre o que achei. Já posso adiantar que vale a pena começar a sua leitura. O autor é o Charriere Henri. Leia mais sobre o autor no próximo post!

COMPRE AQUI: Papillon

Vamos ao resumo do livro!
Papillon é condenado injustamente e mandado para a Guaiana Francesa, uma prisão no meio do nada. Ele conheçe Louis Degas, um contador traído pela mulher, e iniciam uma relação de confiança. Papillon quer ser um homem livre e, para isso, ele vai sofrer muito. Ele e Degas conseguem fugir para o pântano, com a ajuda de um homossexual e um caçador. Papillon tem que pedir ajuda aos leprosos e, para isso, terá que compartilhar um charuto podre... Infelizmente uma amizade como essa parece existir apenas na ficção. Cada vez mais os " amigos" estão presos em suas vidinhas e cada vez mais isolados. Toda forma de aproximação é encarada como um inconveniente e você passa a ser" o mala" . As pessoas passam em frente a sua casa e nem pensam em entrar. Ninguém diz, como Degas, você gosta de caranguejo? Assim ficamos cercados pela família e os colegas de trabalho. E todos sabemos como acaba a intimidade no serviço, não é mesmo? A persistência de Papillon é um exemplo para aqueles que, ainda jovens, sofrem de depressão. Todos temos fases difíceis na vida e, mesmo nas fáceis, existem os problemas. Quando Degas diz que não tem mais dinheiro, Papillon percebe que não era isso que os unia. Era o respeito...

Recordações da Casa dos Mortos

Já que estamos falando de Dostoiévski, então vamos à Recordações da Casa dos Mortos. Fiquei simplesmente maravilhado com a descrição da sua passagem por uma prisão. Sim, o autor este preso e escreveu esta obra prima que deve ser apreciada o mais rápido possível. A propósito, esta é capa do livro que comentei que possuo e é uma raridade. Quem tem, deve guardar com muito carinho!

COMPRE AQUI: Recordações da Casa dos Mortos

Recordações da Casa dos Mortos ou Cadernos da Casa Morta (em russo Записки из Мёртвого дома) é um romance publicado em 1862 pelo autor russo Fiódor Dostoiévski, retratando a vida de condenados nas prisões da Sibéria. O livro é uma união imprecisa de uma coleção de fatos e eventos ligados à vida nas prisões da Sibéria, organizado particularmente mais pelo tema do que com a intenção de formar uma história contínua. O próprio Dostoiévski passou quatro anos exilado em uma dessas prisões, em função de sua condenação por envolvimento com o Círculo de Petrashevsky, um grupo literário russo banido por Nicolau I, devido à sua preocupação quanto ao perigo representado pelo relativo potencial subversivo lincado à revolução de 1848). A experiência deu-lhe condições de descrever com grande autenticidade as condições da vida nestas prisões e do caráter dos condenados que nelas viviam.

Fiódor Dostoiévski

Depois de 1 mês lendo Agatha Christie, resolvi ler uma recomendação de minha mãe: Recordações da Casa dos Mortos, Dostoiévski. Sem dúvida alguma, um dos melhores livros que já li. Apenas como curiosidade, querido leitor do blog, o tal livro que possuo faz parte das 40.000 cópias publicadas na ocasião, ou seja, raridade! Então, vamos ler um pouco sobre este grande autor!!
Fiodor Mikhailovich Dostoievski foi uma das maiores personalidades da literatura russa, tido como fundador do Realismo. Sua mãe morreu quando ele era ainda muito jovem e seu pai, o médico Mikhail Dostoievski, foi assassinato pelos próprios colonos de sua propriedade rural em Daravoi, que o julgavam autoritário. Esse fato exerceu enorme influência sobre o futuro do jovem Dostoiévski e motivou o polêmico artigo de Freud: "Dostoiévski e o Parricídio". Em São Petersburgo, Dostoiévski estudou engenharia numa escola militar e se entregou à leitura dos grandes escritores de sua época. Epilético, teve sua primeira crise depois de saber que seu pai fora assassinado. Sua primeira produção literária, aos 23 anos, foi uma tradução de Balzac ("Eugénie Grandet"). No ano seguinte escreveu seu primeiro romance, "Pobre Gente", que foi bem recebido pelo público e pela crítica. Em 1849 foi preso por participar de reuniões subversivas na casa de um revolucionário, e condenado à morte. No último momento, teve a pena comutada por Nicolau 1o e passou nove anos na Sibéria, quatro no presídio de Omsk e mais cinco como soldado raso. Descreveu a terrível experiência no livro "Recordações da Casa dos Mortos" e em "Memórias do Subsolo". Suas crises sistemáticas de epilepsia, que ele atribuía a "uma experiência com Deus", tiveram papel importante em suas crenças. Inspirado pelo cristianismo evangélico, passou a pregar a solidariedade como principal valor da cultura eslava. Em 1857 casou-se com Maria Dmitrievna Issaiev, uma viúva difícil e caprichosa. Dois anos depois retornou a Petersburgo. Em 1862 conheceu Polina Suslova, que viria a ser o seu romance mais profundo. Em 1864, viúvo de Maria, terminou seu caso com Polina e em 1867 casou-se com Anna Snitkina. Entre suas obras destacam-se: "Crime e Castigo", "O Idiota", "O Jogador", "Os Demônios", "O Eterno Marido" e "Os Irmãos Karamazov". Publicou também contos e novelas. Criou duas revistas literárias e ainda colaborou nos principais órgãos da imprensa russa. Seu reconhecimento definitivo como escritor universal surgiu somente depois dos anos 1860, com a publicação dos grandes romances: "O Idiota" e "Crime e Castigo". Seu último romance, "Os Irmãos Karamazov", é considerado por Freud como o maior romance já escrito.

Testemunha da Acusação e Outras Histórias

Empolguei! Em 1 mês foram 4 leituras de Agatha Christie. Não é por menos. Os livros são muito bons e lhe deixam presos até o final. A verdade é que você tenta adivinhar quem matou, quem cometeu o crime e no final a surpresa é sempre grande ou inteiramente diferente daquilo que você imaginava. Por isso estou gostando tanto de ler seus livros.

COMPRE AQUI: Testemunha da Acusação e Outras Histórias

Em ´Testemunha da acusação e outras histórias´, a Rainha do crime apresenta quatro grandes textos da dramaturgia - ´Testemunha da acusação´, ´A hora H´, ´Veredicto´ e ´Retorno ao assassinato´. Na peça que dá nome à coletânea, Agatha Christie cria uma emocionante trama de tribunal - Leonard Vole é acusado de assassinar uma mulher mais velha, de quem era o único beneficiário no testamento. O julgamento foge ao controle quando a mulher do réu aparece para testemunhar contra o marido.

A Casa do Penhasco

Como já percebeu, fiquei tão empolgado com os 2 primeiros livros que resolvi ler o terceiro, chamado A Casa do Penhasco, Agatha Christie. Se eu fosse você, começava a ler pelo menos um deles e depois deixe o seu comentário aqui. As histórias de mistério e as jogadas nos tribunais com advogados, juízes são muito boas. Vale a pena!

COMPRE AQUI: A Casa do Penhasco

Nick, a jovem moradora da Casa do Penhasco, escapou da morte por três vezes em três dias. Mas, foi necessário um quarto incidente, um tiro de raspão, para convencê-la de que alguém estaria tentando matá-la. Agora, o detetive Poirot se vê diante de um novo desafio: impedir que este crime aconteça. Mas o final ninguém imagina, a herança está envolvida, mas de quem? Por que? Um desenrolar inteligiente que só a grande mestre dos crimes, Agatha crhistie, consegue fazer. E esse livro te convida a mais um misterioso crime.

Agatha Christie

Já que estamos falando de Agatha Christie, vou publicar algumas informações a seu respeito, para que nossos leitores a conheçam melhor.
Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de Setembro de 1890 — Wallingford, 12 de Janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas. Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

O Mistério de Sittaford

Esta foi a minha segunda leitura da série Agatha Christie. Acredito ter a coleção completa, pois os livros eram do meu avô e ele costumava colecionar tudo que vinha pela frente. Com Agatha Chirstie não seria diferente, né?

COMPRE AQUI: O Mistério de Sittaford

Num pequeno vilarejo, no meio rural, em Inglaterra, Joseph Trevelyan, dono da mansão Sittaford House decide alugá-la, durante o inverno à Srª Willet e sua filha Violet, instalando-se ele provisoriamente na pequena cidade mais próxima. Em torno da mansão existem mais seis casas, mais pequenas, construídas e vendidas ou alugadas pelo Sr. Trevelyan. As duas senhoras mantêm uma boa relação com os vizinhos que visitam frequentemente a mansão, durante as tardes frias de inverno, para tomar chá ou jogar. Numa tarde decidem jogar um jogo cujo objectivo é comunicar com os espíritos, durante o qual recebem uma mensagem que diz que o Sr. Trevelyan foi assassinado. O seu melhor amigo que se encontrava presente na altura, pois também vive numa das casas, sai no meio de um nevão para saber se aconteceu mesmo alguma coisa. Quando chega à pequena cidade descobre que o amigo fora assassinado. Um sobrinho do Sr. Trevelyan foi acusado, mas a sua namorada não acredita que tenha sido ele e, com a ajuda de um jornalista, Charles Enderby, vai investigar para provar a sua inocência.

Cipreste Triste

"Cipreste Triste" foi o primeiro livro que li da Agatha Christie. Sem dúvida alguma, maravilhoso. A leitura é bastante tranquila e te prende do início ao fim, como acontece com todos os seus livros. Abaixo está um resumo da obra.

COMPRE AQUI: Cipreste Triste

Todas as provas parecem indicar que, de facto, foi a jovem Elinor Carlisle que assassinou a outra jovem, Mary Gerrard, sua rival. Além do motivo e da oportunidade, Elinor tinha os meios para administrar o veneno fatal que foi encontrado na vítima. Durante a audiência o ambiente na sala é terrível e a ré corre o risco de vir a ser condenada a morrer na forca. No meio de toda aquela gente há, porém, uma pessoa que ainda acredita que Elinor possa estar inocente. Convicto de que está certo, Hercule Poirot recusa-se a baixar os braços e decide pôr as suas brilhantes células cinzentas a trabalhar para desvendar o mistério e encontrar a identidade do verdadeiro criminoso.